08/08/2023 às 17h31min - Atualizada em 08/08/2023 às 21h12min

Atores de novela do SBT fazem campanha de doação de sangue em hospital de SP

Elenco da novela \"A Infância de Romeu e Julieta\" faz ação social no Hospital do Servidor Público Estadual para incentivar doação de sangue

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/atores-de-novela-do-sbt-fazem-campanha-de-doacao-de-sangue-em-hospital-de-sp/

Novela do Sistema Brasileiro de Televisão repagina a história trágica do clássico de William Shakespeare com um núcleo de protagonistas mais jovem
[Elenco posa com Dr. Alexandre Szulman (diretor-adjunto do Banco de Sangue), Dr. Marcelo Takano (diretor do HSPE) e suas famílias]
O elenco da novela “A Infância de Romeu e Julieta” do SBT realizou uma ação no Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo, no sábado (05) para incentivar a doação de sangue.

Os atores Miguel Ângelo, Bianca Rinaldi, Ciro Salles, André Mattos, Bárbara Cruz, Gianlucca Mauad e Guilherme Faria trouxeram familiares e integrantes da produção, que se envolveram nessa causa humanitária, realizando doações de sangue em nome dos artistas e do SBT do Bem.

O objetivo da campanha é sensibilizar o público para uma causa de extrema importância à vida, chamando a atenção para a necessidade de reposição dos estoques dos bancos de sangue em todo o país.

Nos meses de inverno, os estoques baixam e chegam a zerar, principalmente no período de férias, estendido com a retomada da rotina de volta às aulas. No Banco de Sangue do HSPE, por exemplo, faltam diversos tipos sanguíneos, principalmente os de fator RH negativo, que estão com estoques críticos ou zerados.

Conscientes da necessidade social de elevar os estoques de sangue, Montecchios (Família Monteiro pelo lado Torre) e Capuletos (Família Campos pelo lado Vila) na produção da TV, deixaram de lado a rivalidade das famílias de Romeu e Julieta não pela morte, como na tragédia secular da antiguidade, mas pela vida, numa missão do bem que se estenderá durante todo este mês.

“A iniciativa da produção da novela do SBT vale ouro para um hospital de referência para o atendimento dos servidores públicos no Estado de São Paulo, porque empresta a credibilidade dos atores e o carinho do público para um ato carregado de amor ao próximo, que vem da espontaneidade, do sentimento de fraternidade e ajuda ao próximo”, destaca o médico Marcelo Takano, diretor técnico do HSPE.

Dr. Marcelo Takano (com o filho) – diretor do HSPE e a esposa e a filha (atrás)

A campanha encabeçada pela novela do SBT e SBT do Bem em parceria com o HSPE, principal serviço do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), prossegue até 31 de agosto.

Para se unir ao elenco da novela “A Infância de Romeu e Julieta” nessa ação do bem, a doação pode ser gravada em vídeo, compartilhado em redes sociais com a marcação @ainfanciaderomeuejulieta e @sbt.

Estoques em movimento

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo enfrentou sérias dificuldades nos últimos dois anos, com a queda no número de doadores. Este ano, ações sociais e campanhas, como a iniciativa em parceria com o SBT, buscam manter o equilíbrio sazonal dos estoques, com ênfase na reposição, principalmente dos fatores negativos, que são os mais escassos.

A baixa adesão à doação nos meses de inverno, agravada pelo período de férias escolares, é o foco da campanha nacional Junho Vermelho. Os resultados são perceptíveis com aumento no número de bolsas coletadas nesse período.

A média de coleta gira em torno de 930 bolsas por mês, exceto nos meses de campanhas globais como as dos períodos de Carnaval e de Junho Vermelho, quando o número de doadores salta acima da casa de mil coletas (veja quadro abaixo).

Bolsas coletadas 2023
Janeiro 986
Fevereiro 961
Março 1269
Abril 785
Maio 1006
Junho 1012
Julho 960

O Banco de Sangue do HSP entrou em agosto com estoques críticos e baixos para alguns tipos sanguíneos. Já para outros tipos, como A e B positivo, os estoques estavam e níveis aceitáveis. Mas a reposição é bem-vinda para todos os tipos e fatores.

“É uma realidade que estamos mudando aos poucos, estimulando os servidores que freqüentam o HSPE e seus familiares, e também o público em geral a esquentar a solidariedade tanto nos meses de inverno como ao longo de todo o ano”, destaca Fábio Lino, diretor do Serviço de Hematologia do Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).

“Aplaudimos e agradecemos ao elenco e à produção da novela, assim como aos diretores do SBT pela iniciativa em defesa da vida”, comemora Fábio Lino.

Vale lembrar que cada doação de aproximadamente 450 ml de sangue salva até quatro vidas.

O doador de sangue tipo O positivo, por exemplo, pode atender à necessidade de receptores igualmente do tipo O+, além do A+, B+ e AB+. Já o O negativo supre a necessidade todos os demais tipos, sejam eles Rh positivo ou negativo. É o chamado doador universal.

Um doador de sangue tipo AB positivo atende apenas pacientes do mesmo tipo e fator sanguíneo. O AB negativo pode ser doado para receptores do mesmo tipo, tanto nos fatores positivo como negativo.

O tipo A positivo pode ser doado para pessoas com o mesmo tipo e fator Rh e para quem tem sangue AB+. Já o A negativo pode ser doado tanto para A como para AB, ambos de Rh positivo ou negativo.

O tipo B positivo atende a necessidade de pessoas com tipos sanguíneos B+ e AB+. Já o tipo B negativo pode ser doado para pessoas tanto do tipo B como AB, de ambos os fatores Rh.

O Banco de Sangue do HSPE funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h. Fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800, São Paulo-SP.

Mais informações pelos sites: iamspe.sp.gov.br e sbtdobem.com.br

O post Atores de novela do SBT fazem campanha de doação de sangue em hospital de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »