30/05/2019 às 16h14min - Atualizada em 30/05/2019 às 16h19min

Orgânicos: Brasil lidera segmento na América Latina

Grupo Ecocert, referência global na certificação destes produtos, apresenta novidades do segmento no evento mais importante do setor, a Bio Brazil Fair

DINO
http://www.brazil.ecocert.com/index/
Ecocert é a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo


A produção brasileira de orgânicos está indo muito bem, obrigado. É o que revelam os números do segmento, que cresceu 20% em 2018 e promete continuar neste ritmo pelos dois anos seguintes, conforme o Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável), que ainda aponta o país como o primeiro da lista deste mercado na América Latina. Representantes do setor de orgânicos estarão reunidos no maior evento de negócios do segmento na América Latina, a Bio Brazil Fair - Biofach América Latina, de 5 a 8 de junho, em São Paulo (SP). Quem também vai marcar presença é a Ecocert Brasil, integrante do Grupo Ecocert - a maior certificadora de orgânicos do mundo, que terá duas palestras no dia 6, a partir das 18h, durante o 15º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável.

Com uma movimentação de R$ 4 bilhões anuais do setor no mercado brasileiro, não dá pra falar de orgânicos sem falar de selo verde. No Brasil, para essa comercialização é obrigatória a regularização destes produtos através da obtenção do selo emitido por um organismo credenciado pelo MAPA e acreditado pela CGCRE do Inmetro. Para mostrar a força que os orgânicos vêm ganhando, o vice-presidente mundial do Grupo Ecocert, Michel Reynaud, irá ministrar uma das palestras da certificadora na Bio Brazil Fair. O francês irá abordar os números orgânicos do mercado europeu - que representa 40% das vendas mundiais do segmento, sendo que Alemanha e França comandam o setor. Reynaud vai apresentar a posição do Brasil no segmento de orgânicos e as oportunidades de acesso ao mercado europeu. A apresentação, que é gratuita, está marcada para às 18h.

Comércio justo

Além do vice-presidente, a Ecocert traz ainda o Gerente de Desenvolvimento e Parcerias da Divisão de Comércio Justo do Grupo, Laurent Lefebvre, que vai falar sobre outra certificação que vem crescendo exponencialmente no mundo todo. O comércio justo, ou fair trade, será o assunto da apresentação. Este é um movimento mundial que prevê um modelo de negócios com práticas mais justas de preços e um diálogo respeitoso com os fornecedores. É um dos fundamentos da sustentabilidade econômica e ecológica, sendo uma alternativa para a venda de produtos gerados por empreendedores pequenos, como os agricultores orgânicos. O comércio justo movimentou U$ 10 bilhões, em 2018, e cresceu 330% em 10 anos.

Como sequência da palestra de Laurent, a Ecocert irá realizar o workshop "Comércio justo na prática" no dia 07 de junho, às 14h30, na Casa Orgânica, o primeiro supermercado 100% orgânico do Brasil, na capital paulista. O workshop é uma sequência da apresentação de Laurent na Bio Brazil, sendo que neste segundo momento o palestrante irá detalhar como funciona o processo de fair trade, abordando a elegibilidade, reinversão dos fundos na comunidade produtora, valor do prêmio, entre outros. A inscrição no workshop pode ser feita aqui, de forma gratuita. As vagas são limitadas.

Sobre o Grupo Ecocert

Líder mundial em certificação orgânica para agricultura e cosméticos, o Grupo Ecocert atua há quase 30 anos em todo o mundo com o desenvolvimento da agricultura orgânica. Atende 70 mil clientes em mais de 130 países, através de uma rede internacional de 26 subsidiárias. No Brasil, o trabalho iniciou como uma associação, transformando-se em empresa em 2005 para atender a demanda de certificação de produtos orgânicos do país. A Ecocert oferece uma das maiores gamas de certificações de rótulos orgânicos para vários setores, como as indústrias alimentícia, cosmética, têxtil, florestal e madeireira.

 



Website: http://www.brazil.ecocert.com/index/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »