15/08/2023 às 12h48min - Atualizada em 15/08/2023 às 17h10min

Nota – Gripe Aviária

Detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil levou à medida, que visa reduzir a burocracia nas ações de prevenção e controle da doença

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/nota-gripe-aviaria/

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo informa que, atendendo um pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), decretou estado de emergência zoosanitária em SP, em caráter preventivo, por 180 dias, em razão da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. A medida visa reduzir a burocracia nas ações de prevenção e controle da doença.

São Paulo possui 13 casos confirmados em 8 municípios, todos em aves silvestres. Não existe nenhum caso suspeito em andamento. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), atua nas atividades de defesas desde o primeiro caso e reforça que o consumo de aves e ovos não transmite a doença.

Aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

Transparência

A CDA disponibiliza em seu site um painel com panorama atualizado sobre a doença para consultas a respeito de casos confirmados e atendimentos prestados em todo o território estadual. Além disso, informa em suas redes sociais informações atualizadas com o número de animais inspecionados, vigilâncias ativas, suspeitas descartadas e em andamento.

O post Nota – Gripe Aviária apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »