28/05/2019 às 16h18min - Atualizada em 28/05/2019 às 16h35min

Jovens líderes participam da jornada rumo à Fome Zero

O fórum bienal da Bayer, Youth Ag Summit, reúne 100 jovens ativistas da segurança alimentar para desenvolver projetos concretos para ajudar a alimentar um planeta faminto; O Youth Ag Summit 2019 será realizado de 4-6 de novembro em Brasília, Brasil; 12 representantes do Brasil foram selecionados dentre mais de 2.800 inscrições de mais de 140 países.

DINO
http://www.youthagsummit.com
Youth AG Summit


Kalinka Pereira Gonzales tem 24 anos e nasceu numa pequena cidade no extremo sul do Rio Grande do Sul. Santa Vitoria do Palmar é o penúltimo munícipio do Brasil e faz divisa com o Paraguai.  Ainda criança, junto com a família, mudaram-se para Curitiba no Paraná. Lá, a jovem cresceu, se formou em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e atualmente faz mestrado em Bioquímica na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em um dos seus passatempos, Kalinka estava navegando nas redes sociais e viu uma postagem do Youth Ag Summit e se interessou. Derivado do seu projeto de mestrado, ela inscreveu uma iniciativa focada no uso dos biofertilizantes e bactérias para maximizar o rendimento da plantação e potencializar a produção de nutrientes para obter maior valor nutricional.

O Youth Ag Summit, parte do Programa de Educação Agrícola da Bayer, reúne jovens líderes com idade entre 18-25 anos para enfrentar os desafios de como alimentar uma população crescente até 2050. Nesse cenário, a Bayer está feliz em anunciar que selecionou 100 participantes, provenientes de 45 países, para a quarta edição do Youth Ag Summit. O Fórum 2019 será realizado em Brasília, de 4-6 de novembro, em parceria com a Nuffield Brasil. Entre eles, 12 jovens representam diversos estados brasileiros.

Para o processo de inscrição deste ano, os candidatos apresentaram uma ideia, em formato de vídeo, para combater a insegurança alimentar no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No total, a Bayer recebeu mais de 2.800 inscrições de mais de 140 países.

Um júri local analisou cada candidatura, antes de um painel de especialistas fazer a seleção final. A safra de 100 delegados deste ano inclui empreendedores, agricultores, estudantes, pesquisadores e economistas – apenas para citar alguns exemplos. Suas ideias se concentraram em enfrentar desafios tão variados quanto a igualdade de gênero, agricultura sustentável, educação, desperdício de alimentos e mudança climática. Apesar de suas origens e interesses variados, todos compartilham o compromisso de impulsionar o desenvolvimento em direção a um mundo sem fome.

 “Cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo dormem com fome todas as noites, e esses jovens inovadores estão ansiosos para ajudar a resolver esse desafio, ” declarou Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Divisão Crop Science. “Os 100 delegados que se dirigirão para o Brasil em novembro, todos compartilham o compromisso de impulsionar a inovação na agricultura, que é fundamental para alimentar o mundo e garantir ecossistemas saudáveis. ”

O Brasil recebeu cerca de uma centena de inscrições no total. Esta é a primeira edição que ocorre no país, por sua importância na produção de alimentos e por liderar iniciativas de agricultura sustentável.

Rodrigo Santos, líder da divisão Crop Science na América Latina afirmou, “a região tem um papel importante no desafio de alimentar um planeta faminto, por isso estamos felizes em receber estes jovens líderes para discutir um tópico tão importante como a segurança alimentar. Eu espero que o próspero setor agrícola brasileiro inspire os participantes a desenvolver suas ideias inovadoras. ”

Fabiano Paganella, presidente da Nuffield Brasil, acrescentou, “a próxima geração precisará criar um amanhã melhor. Mas para fazer isso, eles precisam receber uma voz hoje. O Youth Ag Summit oferece aos jovens a oportunidade de aprender e praticar novas habilidades – e estamos ansiosos em ajudar a oferecer essas oportunidades para os 100 novos agvocates em novembro.”

Para os 100 jovens escolhidos, o Youth Ag Summit funcionará como uma incubadora de ideias: ajudando-os a transformar suas ideias em realidade e equipando-as com as habilidades necessárias para realizar seus projetos. Eles também vão ouvir palestras de especialistas e vão participar de viagens a campo para aprender mais sobre a indústria agrícola no Brasil. 

Kalinka, que está entre os 12 escolhidos para esta edição do fórum no Brasil, compartilhou seu entusiasmo ao ser selecionada. “Estou muito honrada em ter sido aprovada para participar de um evento internacional e relevante. Estou empolgada para conhecer jovens de universos diferentes do meu, mas com um objetivo comum: alimentar o mundo. Com o Youth Ag Summit, quero ampliar meu conhecimento e ganhar experiência fora do ramo acadêmico em que estou. ”  

Os delegados são dos seguintes países:

Austrália, China, Índia, Indonésia, Japão, Nova Zelândia, Filipinas, Sri Lanka, Tailândia, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Quênia, Etiópia, Holanda, Polônia, Rússia, África do Sul, Namíbia, Nigéria, Gana, Espanha, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Canadá, EUA, Colômbia, Equador, Brasil, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Argentina, Uruguai, Bolívia, México, Egito, Bangladesh, Paquistão, Malásia, Nepal e Camboja.

Visite www.youthagsummit.com para conhecer os 100 participantes deste ano e saber mais sobre o Fórum. Acompanhe as últimas notícias em @YouthAgSummit ou www.facebook.com/YouthAgSummit



Website: http://www.youthagsummit.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »