31/05/2019 às 15h44min - Atualizada em 31/05/2019 às 17h36min

Pós-graduação: como fazer a escolha certa?

Conheça as modalidades existentes para tomar a melhor decisão para a sua carreira.

DINO
https://conteudo.daryus.com.br/bolsa-de-estudo-2019-2-semestre


O mercado de trabalho está em constante mudança e exige cada vez mais qualificação dos seus colaboradores.

O título de graduação já não é mais o objetivo final, mas apenas um degrau de uma longa caminhada para a estabilidade e sucesso na área de atuação escolhida. Já um título de pós-graduado serve para destacar e, muitas vezes, facilitar a conquista de uma oportunidade de trabalho tão sonhada. No entanto, a dúvida de qual curso ou modalidade escolher pode adiar a conclusão deste passo tão importante para a carreira já que, em alguns casos, esta indecisão acaba por levar o profissional à escolha errada e, na sequência, à desistência do curso.

De acordo com a pesquisa salarial e benefícios da Catho, profissionais pós-graduados apresentam até 50,17% de chances reais de aumento de salário ou promoção de cargo no Brasil, portanto, a escolha do curso certo pode potencializar o sucesso na carreira.

Para fazer a melhor escolha é preciso conhecer as possibilidades e analisar o que melhor se adequará aos seus anseios, seja um curso Stricto Sensu ou Lato Sensu. Mas o que é isso?

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

O programa de pós-graduação Lato Sensu é voltado para o campo de especialização profissional e é o mais buscado por aqueles que querem destaque profissional e desejam alavancar a carreira rapidamente, pois está voltado para práticas aplicadas ao mercado de trabalho.

Entre as modalidades de pós-graduação Lato Sensu temos: Aperfeiçoamento, Especialização e o Master in Business Administration (MBA), aos quais vamos esclarecer a seguir:

APERFEIÇOAMENTO

Para quem deseja atender necessidades específicas do mercado em que atuam ou que querem ingressar, além de aprimorar seu desempenho, esta é a modalidade ideal. Geralmente os aperfeiçoamentos são cursos mais práticos e rápidos, com aplicabilidade imediata no mercado de trabalho. Com carga horária mínima de 180 horas, geralmente têm duração de 6 a 12 meses.

ESPECIALIZAÇÃO

Possui foco em aprofundar os conhecimentos em uma determinada área de formação. Geralmente é procurado por quem já têm experiência no mercado de trabalho, mas pode ser realizado por quem acabou de ser formar ou quer mudar de carreira. É também uma modalidade bastante prática e com simulações da rotina profissional. Confere ao aluno um certificado com a titulação de especialista. Deve possuir carga horária mínima de 360 horas e geralmente, tem duração de 12 a 18 meses.

MBA – Master in Business Administration

Voltado para a atuação profissional com foco na área de negócios e administração, o MBA apresenta conhecimentos estratégicos para conquistar cargos de gestão. Esse curso deve possuir carga horária mínima de 360 horas, porém em outros países — como Estados Unidos — é mais extensa, ficando em torno de 480 horas.

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

As pós-graduações Stricto Sensu compreendem programas de mestrados e doutorados. Muitos dos que buscam uma formação de um mestrado e doutorado visam uma carreira acadêmica, seja ministrando aulas ou realizando projetos de pesquisas, porém para os que escolhem um mestrado profissional, focam sua atuação na realização de pesquisas voltadas ao mercado de trabalho corporativo.

É primordial o domínio da língua inglesa (já que a literatura científica é em sua maioria em inglês) para se candidatar a uma vaga, deve-se ter no mínimo 20 horas semanais para ser dedicada totalmente ao curso.

O tempo de estudo de um curso de mestrado pode durar até 3 anos e o doutorado até 5 anos.

Confira a seguir as modalidades de pós-graduação Stricto Sensu:

MESTRADO ACADÊMICO

O foco do estudo é apresentar e defender os resultados de uma linha de pesquisa com a apresentação da Dissertação, incrementando pontos de vista e até contestando teorias amplamente difundidas.

MESTRADO PROFISSIONAL

O mestrado profissional tem uma diferença de ênfase do mestrado acadêmico, pois busca desenvolver o aluno a entender e transferir o conhecimento técnico-científico mais rapidamente para o mercado alinhado às necessidades das empresas, sejam públicas ou privadas e a pesquisa da dissertação deve ser desenvolvida para criar soluções que possam beneficiar as organizações positivamente.

DOUTORADO

Trata-se de um curso com cunho de pesquisa científica mais aprofundada, com defesa de uma tese com a proposta de tema revolucionário para o campo de estudo escolhido.

DOUTORADO PROFISSIONAL

Assim como o mestrado profissional, o doutorado profissional tem como foco a formação de pesquisadores para o mercado de trabalho. As teses desenvolvidas nesse tipo de programa devem ter um cunho altamente inovador, criando produtos e ou processos que potencializem os resultados das organizações.

Agora que você já sabe quais são os tipos de pós-graduações existentes, é só analisar qual melhor se adapta ao seu perfil e objetivos profissionais.

Um curso de aperfeiçoamento, especialização ou MBA serve para aqueles que já se encontram em um momento profissional que exige um conhecimento mais profundo e prático e com um tempo curto para aplicação dos conhecimentos. Escolher um curso que tenha correlação com a área atuante é uma ótima estratégia para ampliar os conhecimentos.

”A busca pelo conhecimento precisa ser incessante para se manter atualizado e em ascensão na carreira. Cursos, workshops, palestras, webinars e eventos de mercado também precisam estar no radar para atender às demandas de mercado” , comenta Nadia Guimarães, diretora acadêmica da DARYUS Educação, escola de negócios focada em tecnologia, cyber security, segurança da informação, continuidade de negócios e gestão de riscos e negócios.

Para os que desejam realizar esse sonho, mas o considera distante, existem campanhas e sorteios de bolsa de estudos que podem contribuir nesse tão desejado conhecimento. Conheça os programas de pós-graduação da Faculdade Impacta em parceria com a DARYUS Educação e participe do sorteio de bolsas de estudos que estará ativa até o dia 18 de junho. Para participar e saber mais sobre os cursos disponíveis clique aqui.



Website: https://conteudo.daryus.com.br/bolsa-de-estudo-2019-2-semestre
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »