30/05/2019 às 16h45min - Atualizada em 30/05/2019 às 17h01min

Brasileiros são os que mais usam produtos manipulados no mundo

Em alta, mercado de farmácias de manipulação é referência em inovações e suplementação esportiva personalizada

DINO
http://viafarmanet.com.br
Nutricionista Marcelo Carvalho palestra durante o lançamento de Cindura®


A medicina personalizada já é realidade em diversas áreas da saúde – e a tendência é que ela se consolide cada vez mais, garantindo maior precisão e eficácia nas formas de diagnosticar e tratar doenças. Acompanhando esse movimento, o mercado magistral brasileiro (de medicamentos manipulados) tem crescido de forma consistente e já é considerado o maior do mundo. De acordo com a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) o setor cresceu 8,8% entre 2014 e 2018, mesmo diante de um período de crise e instabilidade econômica.                

Somente em 2017, o segmento teve um faturamento superior a R$ 5 bilhões, sendo a região Sudeste a que mais procurou por medicamentos personalizados. Isso reflete não só o fortalecimento do conceito de tratamento individualizado entre prescritores, mas também a busca crescente do paciente por soluções mais adequadas ao seu perfil e estilo de vida. “A suplementação alimentar personalizada, por exemplo, tem se consolidado cada vez mais entre quem pratica esportes, como um meio de alcançar resultados de forma rápida e saudável”, destaca Karina Martinho, diretora da Via Farma, empresa farmacêutica especializada em nutrição esportiva.

Além da importância que representa para o futuro da medicina personalizada, o mercado magistral ainda desponta como referência em inovações. “Muitas vezes, as novidades chegam primeiro às farmácias de manipulação, para depois serem incorporadas pela indústria farmacêutica tradicional”, ressalta Karina.

Inovação em suplementos esportivos

Um bom exemplo de que o mercado magistral está na vanguarda da suplementação esportiva personalizada é a chegada constante de produtos inovadores ao Brasil, o que tem estimulado a disseminação de farmácias de manipulação especializadas em fórmulas para atletas. Nesse ritmo, a Via Farma acaba de lançar um novo suplemento, em evento que reuniu os principais médicos e nutricionistas da capital paulista. “O Cindura® chega como um produto capaz de aumentar expressivamente a força de treino, estimulando o ganho de massa magra em pouco tempo e de forma saudável, por ser uma combinação de extratos naturais”, afirma o nutricionista e educador físico Marcelo Carvalho.

O especialista ressalta que os resultados alcançados nos estudos clínicos foram muito significativos. “Em 42 dias, 39 usuários tiveram um aumento de 46% em força máxima no supino e 39% no leg-press, com ganho de 2 kg de massa magra”, elenca. Outra mudança importante ocorreu nas taxas de testosterona livre, que subiram 32%. “Esse hormônio é essencial no processo de anabolismo, que permite a construção de novas células musculares”, explica Carvalho.

Para completar, a combinação de ativos do Cindura® ainda ativou a via mTOR, que também está associada ao processo de hipertrofia muscular. Outro ponto de destaque observado nos estudos foi o estímulo considerável na produção de óxido nítrico, substância que favorece a dilatação das artérias, aumentando a tolerância ao esforço. “Mais resistentes ao exercício, os atletas aumentaram o gasto calórico, o que também favoreceu a perda de 2kg de gordura ao longo do estudo”, afirma.

Aliados à alimentação balanceada e ao acompanhamento de um nutricionista, o uso de suplementos fitoterápicos, como o Cindura®, é uma forma saudável e natural de aumentar o desempenho esportivo e potencializar os resultados dos treinos. “Antes de iniciar a suplementação, é importante a conversa com o médico ou  nutricionista. Só assim é possível entender as necessidades de forma individualizada e definir os suplementos mais indicados para garantir o desempenho máximo com os melhores resultados para cada perfil”, finaliza Carvalho.

Para saber mais, acesse: viafarmanet.com.br

 

Sobre a Via Farma

A Via Farma é uma das maiores distribuidoras de insumos farmacêuticos do Brasil. Com sede em São Paulo, a empresa fornece matérias-primas para farmácias de manipulação em todo o país, além de soluções completas para o mercado magistral, com foco no desenvolvimento de produtos inovadores para o segmento de nutrição esportiva. Desde 2012, a empresa faz parte do Grupo Fagron, multinacional holandesa e líder global no fornecimento de medicamentos farmacêuticos personalizados para hospitais e farmácias em mais de 35 países e cinco continentes.

Sobre a Fagron

Multinacional holandesa, o Grupo Fagron é líder global em medicina personalizada e possui atuação em mais de 35 países. A empresa é a única do mercado magistral brasileiro a obter as certificações BPDF (Boas Práticas de produção, distribuição e fracionamento de insumos) e FDA. O Grupo Fagron oferece inovações e soluções que proporcionam a profissionalização e crescimento de empresas do segmento magistral (farmácias de manipulação), além de realizar investimentos contínuos em inovação, pesquisa e desenvolvimento científico. No Brasil, o grupo Fagron é formado pelas empresas Fagron, Infinity Pharma, Via Farma, Florien, Organic Compounding, Fagron Tech, Fagron Services Brasil (FSBR) e Ortofarma, todas com o propósito de juntas criarem o futuro da medicina personalizada. O Grupo realiza também ações de boas práticas e responsabilidade social que contribuem para um posicionamento friendly e paper free. Os valores do Grupo Fagron consolidam no Brasil e no mundo compromissos focados em qualidade, empreendedorismo, velocidade na execução, criatividade para desenvolvimento de produtos que melhorem a qualidade de vida, além de priorizarem o cliente, com confiança e respeito às suas necessidades.



Website: http://viafarmanet.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »