29/05/2019 às 12h54min - Atualizada em 29/05/2019 às 14h16min

Primeiro portal do Brasil focado em computação de alto desempenho (HPC) é lançado este mês

A proposta do portal HPC Talks é levar conteúdo exclusivo, vídeos e testemunhais para os usuários de HPC acadêmicos e corporativos.

DINO
http://www.hpctalks.com.br


O mercado de computação de alto desempenho vem crescendo mundialmente. A consultoria Grand View Research, estima que até 2025 alcance US$59,65 bilhões, apresentando uma taxa de crescimento anual de 7,2% no período. O mercado de HPC pode ser categorizado em HPTC, High Performance Technical Computing ou Computação Técnica de Alto Desempenho, e HPBC, High Performance Business Computing ou Computação Corporativa de Alto Desempenho. A HPTC é utilizada principalmente nas áreas de ciência e engenharia, em especial na academia e institutos de pesquisa e desenvolvimento. Já a HPTC é utilizada para detecção de fraudes, inteligência artificial, previsão do tempo, entre diversas outras aplicações. Instituições financeiras, por exemplo, são usuárias de HPBC.  A crescente adoção de sistemas HPC por empresas é um dos fatores que influenciam o crescimento do mercado de computação de alto desempenho.

Mas, afinal, o que é Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing)? É possível resumi-la como a prática de agregar poder computacional de um modo que se obtenha um desempenho muito maior do que o obtido por um computador desktop ou workstation de modo que seja possível resolver problemas complexos e extensos em ciência, engenharia ou negócios.

Esses supercomputadores ou clusters de vários computadores que utilizam computação distribuída e paralela, muito utilizados em pesquisas científicas e em áreas de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, estão evoluindo rapidamente em termos de desempenho. Falando em desempenho, segundo a última lista Top500, onde são listados os supercomputadores mais potentes do mundo, estão na dianteira Estados Unidos e China. A América Latina segue avançando pouco a pouco, mas com passos firmes. No Brasil, país com os supercomputadores mais potentes da região, vários projetos e pesquisas que demandarão o poder da Computação de Alto Desempenho estão em curso.

Visando compartilhar o conhecimento adquirido em mais de 10 anos trabalhando no mercado de HPC, a Versatus, em parceria com a Dell Technologies, decidiu lançar um portal onde pudesse publicar vídeos, testemunhais de clientes, artigos e outras informações úteis para os pesquisadores, cientistas e demais profissionais que utilizam a tecnologia. “Existem diversos sites, portais e publicações em inglês, mas havia a carência de uma fonte de informação em português e que também divulgasse notícias locais. Assim, decidimos criar o portal HPC talks para compartilhar um pouco do nosso conhecimento e também novidades de nossos clientes e parceiros”, comenta Denis Anjos, diretor da Versatus HPC.

A computação de alto desempenho possui diversas peculiaridades e características específicas, ao criar um portal focado em HPC para disseminar informações importantes para esta comunidade, a empresa pretende colaborar, ainda que timidamente, com o desenvolvimento do mercado e dos profissionais da área.

Acesse o portal no link: www.hpctalks.com.br



Website: http://www.hpctalks.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »