02/08/2023 às 16h21min - Atualizada em 02/08/2023 às 18h34min

Aumento no atendimento em doenças do aparelho digestivo: Hospital prevê dobrar exames de endoscopia com Plano de Ação

Novos equipamentos e convocação de médicos fortalecem os serviços de saúde pública do Hospital de Base

Pollyana Cabral Porto
Davydson
Aumento no atendimento em doenças do aparelho digestivo: Hospital prevê dobrar exames de endoscopia com Plano de Ação

Novos equipamentos e convocação de médicos fortalecem os serviços de saúde pública do Hospital de Base
 
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está prestes a alcançar um significativo aumento no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo. Com o Plano de Ação, implementado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), é possível dobrar o número mensal de exames de endoscopia, chegando a mil atendimentos. O plano consiste na aquisição de novos equipamentos, contrato de manuntenção preventiva e corretiva dos aparelhos de endoscopia e convocação de médicos, esse conjunto fortalece os serviços de saúde pública do Hospital de Base.

A endoscopia, que é uma técnica essencial no diagnóstico e tratamento de doenças digestivas, tem se mostrado fundamental para reduzir custos no tratamento de pacientes, evitando o agravamento de doenças mais complexas, como a evolução de pólipos para câncer.

Uma das principais novidades do plano é a convocação de nove médicos gastroenterologistas, reforçando o quadro de profissionais do hospital. Essa iniciativa faz parte das medidas adotadas em resposta ao relatório do Tribunal de Contas do DF (TCDF) sobre os serviços de endoscopia da rede de saúde pública.

Detalhes sobre as ações em andamento foram apresentados durante uma vistoria realizada no Centro de Endoscopia do HBDF pelo conselheiro Renato Rainha, relator do trabalho do TCDF. Durante a visita, o presidente do IgesDF, Dr. Juracy Jr., ressaltou o compromisso da instituição em buscar diálogo e cooperação com outras entidades, como a Secretaria de Saúde, para aprimorar os serviços de saúde.

O chefe de Gastroenterologia do HBDF, Dr. José Eduardo Trevizoli, destacou que o Plano de Ação foi elaborado com base no relatório do TCDF. Com medidas previstas, como a aquisição de novos equipamentos, Dr. Trevizoli previu a possibilidade de dobrar o número de exames realizados mensalmente, trazendo ganhos significativos à saúde da população.

"As medidas adotadas com o Plano de Ação estão surtindo um impacto significativo em nosso serviço da gastroenterologia. Com a convocação de novos médicos e a aquisição de equipamentos modernos, estamos preparados para dobrar o número de consultas e exames de endoscopia no HBDF, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente para nossos pacientes." ressalta o especialista.

Segundo o médico, a melhoria nos serviços de saúde é um compromisso da instituição. Com o aumento de consultas e exames de endoscopia no HBDF, é possível contribuir para um diagnóstico mais preciso e tratamento adequado das doenças do aparelho digestivo. “Nossa equipe está empenhada em oferecer o melhor atendimento possível à população do Distrito Federal," conclui Trevizoli.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »