14/08/2023 às 18h31min - Atualizada em 15/08/2023 às 17h11min

Shampoo para cachorro é bom para os cabelos? Mito ou verdade?

Após dona de petshop viralizar em vídeo ao lavar os cabelos com produtos indicados para cachorros, especialista desvenda a polêmica e alerta que é preciso ficar atento aos riscos

Erika Ricci
Máxima, Assessoria de Imprensa
Freepik

A dona de um petshop em Jacareí, São Paulo, viralizou ao compartilhar o processo de lavagem dos cabelos com produtos próprios para cães e dizer que se surpreendeu positivamente com o resultado final.

Mas será que isso pode prejudicar a saúde capilar de alguma forma? Ou de fato, os produtos podem ser bons aliados?

É importante considerar que os órgãos que fiscalizam esses tipos de produtos para garantir a qualidade e, principalmente, a segurança para o consumidor são diferentes: produtos de uso veterinário são de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cosméticos, para uso em humanos, são regulamentados pela Anvisa. 

A tricologista Patrícia Marques explica que em um primeiro momento é importante saber se o produto foi testado e se tem liberação de uso pelo órgão competente. Depois, a utilização dos produtos pet por humanos não está recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos, assim como a composição dos produtos, um indicado para pelos e outro para cabelos. “Pessoas que são alérgicas ou que já possuem algum histórico de problemas no couro cabeludo devem ter ainda mais cuidado com a hipersensibilidade ou outro dano à saúde. Eu não faria essa recomendação”, explica a especialista.

Sobre a ordem correta dos produtos na lavagem dos cabelos, também citada no vídeo, doutora Patrícia explica que primeiro é recomendado o uso pré-shampoo, depois o shampoo, a máscara e o condicionador, sendo que o pré-shampoo e o shampoo devem ser usados apenas no couro cabeludo. “A recomendação é passar no couro e espalhar a espuma no comprimento dos cabelos, isso já é suficiente para limpar”, revela Marques. 

A máscara é o produto que, de fato, promove um tratamento nos cabelos, sendo que a de hidratação tem mais água, a de nutrição, mais lipídeos, e a de reconstrução, mais aminoácidos, que são proteínas. “Para finalizar, a recomendação é usar um condicionador com PH ácido para fechar bem as cutículas e dar mais brilho aos fios”.

 

Sobre a especialista:

Patrícia Marques é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem especializações em reconstrução de mama e da face no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, e no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em NY, EUA. Também é especialista em medicina capilar e referência nacional em frontoplastia e redução de testa e já transformou a vida de mais de 650 pacientes com as cirurgias realizadas. CRM-SP 146410.

 

Instagram: @dra_patricia_marques

Site: https://www.drapatriciamarques.com.br/

Avenida Moema, 300, conjunto 71, Moema, São Paulo/SP

Telefone: (11) 93206-0079

 

 

Informações à imprensa:

Máxima Assessoria de Imprensa

Erika Ricci - [email protected] / (11) 96705-5924

Sandra Campello - [email protected] / (11) 99156-6432


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »