06/05/2021 às 12h55min - Atualizada em 06/05/2021 às 14h05min

Como fazer um canteiro de flores em casa

Muitos ainda têm dúvidas sobre como fazer o plantio de um canteiro de flores da forma correta. Aqui serão descobertos os principais cuidados e quais flores escolher.

DINO
https://www.sitiopema.com.br/
Canteiro de Flores


Atividades de lazer e hobbies são vitais para aliviar a tensão do dia a dia, além de proporcionar momentos de prazer. Dessa forma, as atividades mais comuns são cozinhar, praticar esportes, passear ou então fazer um canteiro de flores em casa.

O canteiro de flores oferece vários benefícios para quem planta. Podendo deixar a decoração do ambiente mais colorida e viva, ou também trazendo um ar mais puro e fresco.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como fazer o plantio da forma correta, principais cuidados e quais flores escolher. Portanto, é importante explicar como ter um canteiro de flores em casa de forma simples.

Como fazer canteiro de flores
É natural que as pessoas se sintam atraídas por um jardim de flores robusto e colorido, repleto de plantações diferentes. Mas para colocar em prática e fazer o canteiro, requer alguns conhecimentos, mesmo que básicos.

Sendo assim, escolher um local adequado para o canteiro de flores é o primeiro passo. Se houver um lugar no pátio para as flores, melhor ainda. Caso contrário, escolha dentro de casa um lugar com bastante iluminação e circulação de ar.

Mas além disso, no plantio é preciso manter cuidados constantes. Colocar a melhor terra para o canteiro e a adubação correta, é fundamental para que as flores cresçam da melhor forma.

Vale lembrar que casas, lojas de jardinagem e demais estabelecimentos relacionados ao cultivo de plantas costumam ter informações detalhadas sobre cada um destes itens. Ademais, segue a lista com algumas dicas de como fazer canteiro de flores:

Escolher um local adequado;
Manter cuidados constantes;
Escolher a terra e a adubação ideal;
Levar em conta o orçamento para manter o canteiro;
Evitar plantas que geram alergias ou sejam potencialmente venenosas;

Para saber mais sobre reflorestamento: https://www.sitiopema.com.br/quais-as-melhores-mudas-de-arvore-para-reflorestamento/

Tipos de flores a serem utilizadas
Pois bem, sabendo agora como é possível fazer um canteiro de flores de forma prática, é preciso saber quais flores usar. Essa escolha interfere diretamente em pontos como: o trato do canteiro, terra que deve ser usada, irrigação, podas, dentre outros aspectos.

Nesse sentido, as flores anuais exigem o replantio do canteiro ao menos uma vez por ano, então demandam mais cuidados. Entretanto, as flores perenes exigem cuidados mais simples, pois têm um desenvolvimento contínuo, renascendo todos os anos.

Desse modo, é preciso pesar os pontos negativos e positivos de cada tipo de flor para o canteiro. É explicado nos itens seguintes mais detalhes sobre estes dois tipos de plantas:

Flores perenes
Para quem está começando o cultivo de canteiro de flores, as flores perenes são mais simples de serem manuseadas. Isso porque não exigem replantio periódico, algumas até com florescimento o ano todo.

Além disso, essa categoria oferece uma grande variedade de plantas, permitindo uma decoração mais colorida e cheia de opções no quintal. Porém, é preciso levar em conta o tamanho de cada planta e o espaço que ela terá disponível.

Dentre as opções de flores perenes mais comuns estão a sálvia, jasmim, calêndula e o lírio.

Flores anuais
Já quem possui uma prática maior no manuseio do canteiro de flores, talvez seja interessante apostar nas flores anuais. Estas vivem apenas durante um ciclo, podendo morrer a cada troca de estação ou uma vez ao ano, quando soltam as sementes.

As flores podem sempre renovadas nas plantações, apesar das anuais representarem mais trabalho no manuseio do canteiro. Podendo mudar a configuração de tamanhos e espaços usados, principalmente em canteiros dentro de casa.

Quem pretende usar essas plantas para compor o canteiro de flores, as opções mais encontradas são amarílis, girassol, zínia, dentre outras.

Benefícios canteiro de flores
Existem diversos benefícios que o cultivo do canteiro de flores propicia. Para quem gosta de um ambiente mais paisagista e natural, com plantas fazendo parte da decoração, as flores são indispensáveis.

Mas além disso, ter um canteiro para cuidar no dia a dia é interessante para a saúde, tanto mental quanto física. Afinal, é uma forma de desopilar a cabeça sobre os problemas cotidianos.

Ademais, o custo benefício de um canteiro de flores é algo que deve ser ressaltado, conforme está listado nos itens a seguir.

Ambiente visual mais decorado
A decoração de uma casa pode ser composta por diversos elementos, como pinturas, móveis, peças de decoração e muito mais. No entanto, para dar ao ambiente um tom mais naturalista, nada melhor do que apostar no canteiro de flores.

As plantas são vitais na eliminação de CO² e produção de oxigênio. Então, colocar flores de diversas cores e tamanhos, deixa o espaço muito mais colorido, além de mais arejado.

Cuidados com a saúde
O canteiro de flores deixa o ambiente da casa com ar mais puro. Mas não é apenas nesse sentido que as plantas são importantes para o cuidado com a saúde.

Em tempos de isolamento social, ter a companhia das flores no dia a dia e reservar uma parte do tempo para cuidar delas é importante para manter a saúde mental em dia.



Website: https://www.sitiopema.com.br/
Link
Comentários »