07/02/2020 às 13h20min - Atualizada em 10/02/2020 às 00h03min

Especial para restaurantes: como atrair mais clientes no dia a dia?

Técnicas de atração e fidelização do cliente movimentam o restaurante e aumentam o faturamento

DINO
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O consumidor, de uma forma geral, está cada vez mais exigente. Quando o assunto é gastronomia, a qualidade da experiência é um fator de sobrevivência pra o negócio. Afinal, todos querem comer bem, sem gastar muito e ser muito bem atendidos. Os estabelecimentos precisam ficar atentos no que diz respeito à atração e fidelização de clientes. Alguma dicas podem ajudar:

Precificação certeira

A precificação é um processo delicado para qualquer segmento. Para os restaurantes, entretanto, os cuidados com os preços vão além de definir o que é caro ou barato. A maneira como os preços são apresentados ao consumidor também precisa ser considerada.

Especialistas sugerem, por exemplo, que o uso do cifrão ($) seja evitado, assim como os preços terminados em 99 centavos (exemplo: R$ 9,99). O cifrão pode remeter, ainda que inconscientemente, à ideia de alto custo e o 99 à baixa qualidade.

Cardápio caprichado

O cardápio precisa ser pensado com muito cuidado, tanto no sentido da variedade que o restaurante oferece quanto no sentido da apresentação para o cliente. As opções do cardápio não podem ser mais abrangentes do que o restaurante é capaz de gerir e um cardápio organizado é uma excelente ferramenta para mostrar valor aos clientes.

O uso de boas fotos, descrições dos pratos e informações claras, por exemplo, é um fator que facilita a experiência do consumidor dentro do restaurante. Quando a confusão começa antes mesmo do cliente comer, as chances de ele ir embora ou nunca mais voltar são muito grandes.

É importante também incluir pessoas veganas e vegetarianas para atrair maior público.

Restaurante autêntico

Seja qual for o tipo de restaurante, dos mais populares até os mais sofisticados, a reputação é um aspecto muito valorizado e se constrói por meio de pequenos detalhes. A escolha do nome, por exemplo, precisa ser feita levando em conta a sonoridade, a memorização e a identificação com algum elemento presente na cozinha. Um restaurante de comida nordestina não pode se chamar "Los Pampas", mas "Maria Bonita", por exemplo, soaria muito mais adequado.

As instalações também merecem atenção redobrada. A comida pode ser ótima, mas se o ambiente for ruim, não há como atrair clientes. É preciso investir na decoração, na climatização, na limpeza, no treinamento dos funcionários e até na presença do restaurante nas redes sociais.

Formas de pagamento diversificadas

A forma de pagamento é tão importante quanto o preço que será pago. Muitos consumidores escolhem onde vão almoçar ou jantar, filtrando os resultados de suas buscas usando a forma de pagamento como critério. Por isso, aceitar cartões Sodexo como vale-refeição, faz toda a diferença no faturamento.

Os cartões da Sodexo são usados por cerca de seis milhões de usuários em todo o país. Além da possibilidade de aumentar o número de clientes, os restaurantes podem contar com todas as facilidades oferecidas pela empresa para crescerem muito mais.



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