09/08/2019 às 13h11min - Atualizada em 09/08/2019 às 20h43min

Baixa histórica dos juros faz a renda variável ganhar destaque

A previsão é que a Selic termine em 5,25% em 2019, o que fez a bolsa de valores ficar em evidência nos últimos tempos

DINO
https://www.sunoresearch.com.br


O relatório Focus da última segunda-feira, 5 de agosto, apontou que as taxas básicas de juros (Selic) devem terminar o ano em 5,25%, ante a previsão anterior de 6%. Isto, aliado aos recentes movimentos do Comitê de Política Monetário (Copom), indicam que os juros permanecerão em seu período mais baixo da história.  

Tais números afetam diretamente no investimento mais comum realizado pelo brasileiro, o investimento em renda fixa.

Segundo o Raio X do Investidor Brasileiro – 2ª edição, de 2019, pesquisa promovida pela Anbima em parceria com o Datafolha, cerca de 88% dos investidores brasileiros escolhem colocar seu dinheiro em poupança. 

Um dos motivos para explicar isto é a cultura de investimento do brasileiro. Segundo o levantamento da Anbima, 48% dos investidores do país preferem a possibilidade de guardar seu dinheiro de forma ‘segura’ a ter um retorno maior, porém com maiores riscos.

Contudo, com os juros baixos aliado ao momento da bolsa de valores a tendência é que este cenário comece a mudar, e a mercado de ações se torne cada vez mais atrativa.

Mesmo com o estigma de risco que gira em torno desta área, no geral, investimentos na bolsa de valores que visem o longo prazo, sejam diversificados e bem estruturados, historicamente tendem a ter uma volatilidade menor — e, principalmente, trazer retornos maiores aos investimentos em renda fixa. 

Entre as possibilidades existentes dentro dos investimentos de renda variável, alguns setores se destacam pela baixa volatilidade

Entre estes setores estão as empresas ligadas ao setor elétrico. Um dos motivos que explica isto é o fato que se trata de um setor perene. 

Como a energia é fundamental para o funcionamento da sociedade, isto faz com que seja um produto com alta demanda e, consequentemente, as empresas dificilmente sofrerão com falta de consumidores. 

Além disto, é uma área com uma ciclicidade menor e com constante crescimento, diminuindo a volatilidade e, automaticamente, elevando as margens, o que geram proventos maiores aos investidores do setor.

Outro fator que faz com que especialistas apontem o setor elétrico como um bom negócio é pela possibilidade de diversificação da mesma. Dentro do setor elétrico existem três áreas: transmissão, geração e distribuição. 

Em renda variável, outro campo que se destaca no mercado brasileiro pela constância é o setor bancário. Mesmo com a recessão econômica que o país vem enfrentando nos últimos anos, este é um dos segmentos que mais cresceram no Brasil na última década.

Somente no 2º trimestre de 2019, houve um crescimento de 21% dos quatro principais bancos, o que representa o lucro de R$ 21,5 bilhões durante o período. 

Para o investidor brasileiro, o que mais fica em evidência é o fato de que a área é sólida no país. 

Muito se deve pela baixa competição existente no meio, o que possibilita com que a atividade de crédito seja realizada com maior critério. Diminuindo o risco da alta liquidez do setor, comum em outros países, e o risco de captar ‘créditos podres’, ou seja, com alto número de inadimplência. 

Outro setor da economia que segue linhas parecidas é o das seguradoras. Entre janeiro e maio de 2019, o faturamento total desse setor foi de R$ 103,7 bilhões, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

Isto se justifica pela realidade que no brasil está área é subaproveitada, fazendo com que as existentes tenham margens elevadas, mesmo sem a necessidade de investir tanto capital.  Além de diminuir o risco, gerando altos dividendos ao investidor. 

Atualmente, existem cerca de 1 milhão de investidores na bolsa de valores. Logo, mesmo ‘timidamente’ a tendência é que está área ganhe cada vez mais espaço no cotidiano do brasil, isto porque as projeções no médio prazo sobre renda fixa seguem apresentando um cenário com poucas vantagens.



Website: https://www.sunoresearch.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »