28/05/2019 às 12h59min - Atualizada em 28/05/2019 às 15h19min

MyView, Drogaria Venancio e Leite de Rosas fazem a primeira entrega comercial com drone 100% autônomo no Brasil

A primeira entrega comercial de um produto no Brasil, via drone autônomo (sem piloto), foi realizada em Itaipava/RJ, através de tecnologia criada pela MyView, start-up carioca de soluções com drones. Um Leite de Rosas foi embalado e saiu da Drogaria Venancio, da região serrana, direto para o quintal da casa do cliente, num trajeto aéreos de menos de 4 minutos. O projeto piloto foi possível graças a um sistema de inteligência artificial.

DINO
http://myviewdrones.com/
MyView, Venâncio e Leite de Rosas fazem a primeira entrega comercial com drone 100% autônomo no Brasil


Já imaginou receber um produto no seu endereço, entregue por um drone que voa sozinho? Essa é a revolução promovida pela MyView, startup especializada em produção de imagens aéreas e soluções inovadoras com drones, através do projeto D4 (Door-to-Door Drone Delivery), desenvolvido pelo MyView DroneLab (laboratório de P&D da empresa) para entrega comercial de produtos por drone autônomo (não pilotado), cujo feito foi realizado pela primeira vez no país, nesta quarta-feira, 22 de maio de 2019, em Itaipava, Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Diferentemente de entregas com drones remotamente pilotados, o MyView D4 utiliza uma aeronave especialmente desenvolvida pela startup, ao longo de 8 meses de pesquisa, criação, protipação e testes, realizando uma entrega real com um drone autônomo comandado por inteligência artificial, de uma compra real feita por uma cliente de Petrópolis, que adquiriu online um Leite de Rosas na Drogaria Venancio, ambas empresas parceiras da MyView no desenvolvimento do projeto.

"Iniciamos o projeto em julho de 2018, seguindo um cronograma rígido e muita experiência na bagagem para chegar hoje a este MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável no jargão tecnológico)", explicou Thiago Calvet, CEO, sócio e fundador da MyView, empresa que já mantém contratos com a Petrobras para inspeções em plataformas de petróleo em alto-mar, e com a Rede Globo, para produção de imagens aéreas em novelas e programas da emissora, como o Caldeirão do Huck, entre outros.

"Esta primeira entrega comercial com drone autônomo no Brasil foi realizada com o devido credenciamento junto aos órgãos reguladores, como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Escolhemos o distrito de Itaipava por ser uma área com pouco tráfego aéreo e baixa densidade urbana", esclareceu Luiz Paulo Cavedagne, sócio e COO da startup, além de líder do MyView DroneLab, responsável pelo desenvolvimento da aeronave MVAD-01, de MyView Autonomous Drone 01, que realizou a entrega.

O voo autônomo foi realizado entre uma loja da Drogaria Venancio (Ponto A) e a casa do cliente (Ponto B) que adquiriu um Leite de Rosas, produto que completa 90 anos em 2019, através do aplicativo da drogaria.

"O Leite de Rosas vem se renovando há 9 décadas, sempre agradando a família brasileira. Nada mais indicativo dessa relação de amor do que receber um Leite de Rosas que chega voanda à sua casa", comentou Heraldo Ribas, diretor da Leite de Rosas.

Através de geolocalização, com identificação em tempo real de obstáculos ao voo, o drone MVAD-01 voou a uma altitude de 30 metros, velocidade média de 14Km/h, completando a distância de 876m em menos de 4 minutos. Durante o voo de entrega do Leite de Rosas, também foram monitoradas as condições climáticas, incluindo velocidade e direção do vento na altitude de voo, o payload (carga útil, peso e dimensões do produto embalado), as condições da decolagem, pouso e entrega do produto, além do nível de automação da aeronave.

O objetivo do projeto inédito é iniciar a entrega comercial regular de produtos por drones autônomos, tão logo o serviço seja regulamentado no Brasil, considerando que este tipo de empreendimento enfrenta desafios que vão, aos poucos, sendo superados com muita tecnologia embarcada, inteligência artificial, linguagem de máquina e robótica cognitiva, itens que demandam ajustes e atualizações nas normas reguladoras, já que a proposta revolucionará toda a logística operacional de transporte e entrega de produtos, em especial à relacionada ao ecommerce.

"Estamos sempre buscando novas formas de fazer melhor para nossos clientes e a entrega por drones é nosso projeto prioritário", comentou Walace Siffert, diretor da Drogaria Venancio.

Agilidade, custo otimizado e novas formas de negociação entre fornecedores e clientes são alguns dos pontos que serão radicalmente mudados em nosso dia a dia, a partir da aderência dos usuários à esta nova forma de entrega de produtos.

O vídeo com a cobertura da primeira entrega comercial com drone autônomo no Brasil será lançado durante a VTexDay, dias 30 e 31/05/2019, no São Paulo Expo.

Sobre a MyView:

A MyView, startup especializada na operação, produção e gestão de imagens captadas por aeronaves remotamente pilotadas, com 3 anos de atuação, é líder em inspeções técnicas com drones no Brasil. Primeira empresa brasileira credenciada pelo FAA (Federal Aviation Administration) para operações com drones e primeira empresa credenciada pela Petrobras para operações de inspeção técnica com drones em plataformas de petróleo e outras instalações on e offshore, a MyView é credenciada ANAC, DCEA e Anatel e opera com 4 unidades de negócios:

MyView Enterprise

- Inspeções técnicas e monitoramento.
- Aplicações de drones na indústria.

MyView Imagens

- Imagens aéreas para TV e cinema.
- Tecnologia, experiência e arte.

MyView DroneLab

- Soluções inovadoras e customizadas.
- Criação e projetos sob demanda.

MyView Academy

- Treinamento e capacitação em drones.
- Especialização em operações complexas.

Contato:

MyView Produções, Imagens Aéreas e Soluções Ltda.
www.myviewdrones.com
CEO e Sócio Fundador: Thiago Calvet
[email protected]

Sobre a Leite de Rosas

A Leite de Rosas é uma empresa 100% nacional, que está há noventa anos cuidando da beleza do brasileiro. Dentro do segmento de higiene pessoal, sempre esteve focada na quebra de paradigmas, tendo como seus principais valores o processo humano em tudo que faz. Respeitando a tradição da marca

Dentre muitos marcos históricos, a Leite de Rosas foi a primeira empresa a anunciar moças de biquini, sendo seu fundador Francisco Olympio de Oliveira considerado o primeiro "marketeiro" do Brasil.

Ainda nos dias de hoje, buscamos inovar não só em nossos produtos, mas em nossos processos, na prestação de serviço, nas formas de entregar nossa marca ao querido consumidor e tudo isso sem perder o lado humano e pessoal que sempre carregamos conosco.

Sobre a Venancio:

A história da Venancio começou em 1979, quando foi inaugurada a primeira loja na Praça Saens Peña, no Rio de Janeiro. Completando 40 anos este ano, a Venancio é uma das maiores redes de drogarias do país.



Website: http://myviewdrones.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »