29/04/2018 às 23h27min - Atualizada em 29/04/2018 às 23h27min

VEM AI OS POLÍTICOS PARAQUEDISTAS BATENDO À SUA PORTA

Platão e a Ciência Política “Ele foi o primeiro e talvez o último (ser), a sustentar que o estado deve ser governado não pelos mais ricos, os mais ambiciosos ou os mais astutos, mas pelos mais sábios.”

Por quem deve ser governado o Estado ( Município, Estado e União)? Estaria Platão certo em sua proposição? Se estiver certo, seus ossos devem estar se tremendo todo em saber o que está acontecendo nos mais diversos rincões de nossa nação. É cada coisa que aparece como candidato… cada nome… cada figura...

Em toda a história sempre surgiram os políticos salvadores da pátria, os paraquedistas que querem saltar no meio do fogo e apagar uma floresta inteira em chamas com uma garrafa pet. O problema é que a história mostra que estes políticos não faz futuro. Político, como qualquer outra profissão requer vocação. Muitas pessoas entram na política pelo motivo errado: uns por que querem um emprego; outros por que veem facilidade em enriquecer ilicitamente; outros por que juram que tem a solução para salvar o mundo do caos com um passe de mágica; somente alguns poucos que entram por vocação, destes últimos que separar os que são honestos e os desonestos. Então, perceba, fica uma pequena margem de gente boa para fazer a coisa toda dar certo.

A política é uma ciência, e os seus atores precisam se enquadrar no sistema, que hoje privilegia a corrupção. Para se vencer uma eleição é preciso alcançar a ampla maioria dos votos, por isto, é preciso fazer acordos, nestes acordos é preciso ser maleável, negociador, longânimo. Para que ocorra o join (alianças), dos partidos é preciso fazer promessas, entregando secretarias e ministérios e cargos importantes para grupos muitas das vezes antagônicos em suas ideias e princípios, logo, é necessário negociar princípios e valores. Desta forma o candidato se vê negociando valores que até então ele nem imaginava que iria negociar. Com pouco tempo ele já está condicionado pelo sistema que ele jurava que iria sarar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »