31/05/2021 às 13h32min - Atualizada em 31/05/2021 às 16h07min

Como escolher e porque usar roupas para ciclismo

Qual é a roupa ideal para quem faz ciclismo

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Quando damos as primeiras pedaladas, as roupas de ciclismo são essenciais. Afinal de contas, os ciclistas não estão muito acostumados com o visual daquela roupa coladinha e, ainda tem muitos deles que acham que elas são a penas um modismo, infelizmente! Mas é um ledo engano, pois, elas oferecem muitas vantagens mesmo para aqueles que estão iniciando suas primeiras pedaladas.
Veja a seguir alguns motivos para o ciclista utilizar essas roupas, bem como, algumas dicas das mais importantes:

Enfim, porque usar as Roupas de Ciclismo?
Elas não são simplesmente para deixar o ciclista na moda e mostrar que a pessoa gosta de bike. As 
roupas de ciclismo também oferecem algumas funções muito bem pensadas e produzidas para as necessidades de quem pedala.
Veja as 4 dicas das mais importantes:

1) Proteção contra o sol e bactérias
Praticamente, a maioria das roupas esportivas, principalmente as roupas de bicicleta, são fabricadas com “tecidos inteligentes”, os quais oferecem proteção contra raios ultra violeta (UV-A e UV-B) que podem equivaler a até FPS 50. Nelas também existem tratamentos antibacterianos, cujo objetivo é interromper o crescimento destes microrganismos e, ao mesmo tempo, efetiva a diminuição do odor, ora gerado ao pedalar.


2) Liberdade nos movimentos
Em razão de serem elásticas, essas roupas permitem uma maior liberdade nos movimentos, sendo excelentes para a prática de todo tipo de atividades físicas, especialmente o ciclismo. O corte dessas roupas, também, deve-se considerar o fato de o corpo do ciclista ficar relativamente encurvado para frente durante uma pedalada, aumentando significativamente ainda mais o conforto do condutor.


3) Uma maior visibilidade
Praticamente em qualquer lugar que o cliclista pedale, poderá cruzar com outros inúmeros veículos. Embora não esteja na cidade, também, sempre existirá a possibilidade de haver carros ou motos em estradas rurais ou vicinais. É de fundamental importância o uso dessas roupas, afim de evitar acidentes.
Não é necessário se vestir inteiramente com aquele amarelo incandescente, entretanto, o uso dessa roupa numa cor mais clara em uma das peças, à exemplo de capacete, meia ou sapatilha, já faz uma grande diferença em se tratando de segurança, e ajuda os motoristas perceberem a sua presença no trânsito.
Existem muitas dessas roupas que já possuem áreas refletivas, as quais acendem quando iluminadas por uma forte luz como um farol, por exemplo.


4) A importância na aerodinâmica
Essas roupas são uma das maiores fontes de arrasto aerodinâmico durante uma pedalada. As roupas de ciclistas possuem mais influência na sua velocidade ante um capacete, rodas de perfil alto e quadros especiais. Sendo assim, para ganhar maior velocidade, sempre utilize uma roupa bem justa ao seu corpo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...