19/09/2019 às 16h00min - Atualizada em 19/09/2019 às 16h00min

Conheça os males que as queimadas provocam para o Mundo e para sua Saúde.

Imagem: Internet
As queimadas na zona rural de Morrinhos afetam o meio ambiente de diversas maneiras. Mais ao elencar os danos causados pelo fogo, biólogos, agrônomos, geógrafos, entre outros profissionais, afirmam que o solo é o primeiro a sentir o enfraquecimento dos nutrientes. Em seguida, os animais, vertebrados e invertebrados, que quando não perdem a vida, perdem tocas e alimentação. Também como efeito nocivo, em consequência dos ventos, as chamas se espalham sobre a vegetação rasteira do lavrado, principalmente na época de seca, atingindo áreas muito maiores do que aquelas que o agricultor familiar pretendia queimar, que não se pode utilizar este costume, pois queimadas e crime ambiental.


Uma reportagem do jornal O Globo de 5 de março de 2010, destaca estudos sobre indícios da atividade humana na alteração do clima. A matéria relata que cientistas apresentaram, resultados de um estudo mostrando que nenhum fenômeno natural, como variações na atividade do sol, poderia explicar o significativo do aquecimento do planeta nos últimos 50 anos. Somente quando se considera o aquecimento provocado pela emissão, fruto das atividades humanas, de milhões de toneladas de CO² na atmosfera, é que se consegue explicar porque a média global das temperaturas subiu tanto. Revela também novos elementos do clima global influenciados pela ação do homem, como o aumento da evaporação dos oceanos por conta do calor e uma correspondente elevação das salinidades dos mares.

Entre os impactos negativos ainda podemos citar a espessa cortina de fumaça, que invade todos os espaços, ocasionado aos habitantes da região dificuldades para respirar ou problemas respiratórios. A procura nas unidades de saúde pública (os postos do Sistema Único de Saúde) aumenta proporcionalmente ao número de queimadas. E há ainda a poluição das nossas águas.

A fumaça produzida pela queimada urbana produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados com material particulado (pó da queimada urbana), monóxido de carbono, ácido clorídrico, ácido cianídrico, benzeno (causador de pedra nos rins), estireno, formaldeído, arsênio, benzopireno, dioxina, furano, hidrocarbonetos policíclicos e metais pesados.

Outra queimadas que também e preocupante são as queimadas urbanas é o termo para a prática de atear fogo em galhos e folhas, ou lixo, varridos e amontoados nas calçadas, lotes ou quintais de qualquer espaço urbano. O Código de Posturas dos Municípios proíbe esta prática, pois ao queimarem estes detritos, a fumaça produzida apresenta vários efeitos prejudiciais à saúde. Além de ser antissocial, porque contraria as ideias, costumes e interesses da sociedade. Quem queima contraria a coletividade, impedindo a organização de indivíduos em prol do bem comum. É contra a democracia porque tira a liberdade de respirar o ar saudável.

Os efeitos das queimadas para a saúde humana ainda passa por vários estudos, tanto no Brasil quanto no exterior, tal fato se deve em grande parte à variedade de aspectos envolvidos, e à dificuldade em se separar causas isoladas de um determinado efeito.

Pesquisas em saúde ambiental são bastante complexas à medida que a saúde humana depende de uma teia de fatores interligados, como os endógenos (fisiológicos e anatômicos), comportamentais (psicológicos, sociais e culturais) e da densidade demográfica. No caso das queimadas, a análise é devido à influência de fatores exógenos abióticos que, com um ou mais efeitos diretos, e o desencadeamento dos efeitos indiretos, tais como alterações macro e microclimáticas com consequências sobre elementos bióticos que, por sua vez, poderiam alterar o equilíbrio saúde/doença numa dada região. Outra consequência das queimadas entre os meses de agosto e outubro, época de estiagem, é a interferência no processo formador de chuva. Estudos comprovam que, com a multiplicação dos aerossóis, as gotas de água não se formam completamente para se transformar em chuva.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
radiosaovivo.net/
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...